Dia D - Movimento Nacional pela Vacinação


Publicado em: 04/10/2023 11:20 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Jussara | Autor: Assessoria comunicação

 

 

No 21 de outubro, a Secretaria de Saúde de Jussara, vai realizar o Dia D Movimento Nacional pela Vacinação, na UAPSF - Unidade de Atenção Primária da Saúde da Família Odir Cezar Paveloski, com uma gincana animada através da parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Jussara e Unipar Cianorte, com pipoca, pula-pula e muito mais.

A campanha nacional de multivacinação terá início na próxima segunda-feira, 16, e continua até o dia 31 de outubro, ao fim da campanha haverá o sorteio de 2 bicicletas, sendo uma, aro 20 e a outra, aro 26 para as crianças que realizarem a vacinação.

As crianças a partir de 0 anos a adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) já podem colocar em dia a situação vacinal. A campanha visa à atualização das vacinas de rotina de crianças e adolescentes.

Com o objetivo também de garantir a proteção do público-alvo e de recuperar as altas coberturas vacinais no município.
“A expectativa do município é garantir a proteção das crianças e adolescentes, que têm direito à saúde e à vida. Além disso, aumentar as coberturas vacinais de rotina, buscando chegar até o final do ano com as metas alcançadas do calendário.”, ressaltou a responsável pelo setor de imunização, Nilcéia.

Vacinas disponíveis para Campanha de Multivacinação (Conforme Calendário Nacional)
Serão ofertadas às crianças de até sete anos de idade (06 anos, 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.

Já para as crianças a partir dos sete anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre-amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

Em relação às doses da vacina contra Covid-19 e Influenza, elas seguem definições específicas conforme a faixa etária. Para as doses de Influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidades, crianças a partir dos seis meses podem receber.