SMEC: Programa A União Faz A Vida em parceria com o SICREDI nas escolas

Publicado em: 09/06/2022 14:38 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura parabeniza a equipe diretiva e professores do CMEI Balão Mágico e CMEI Sonho de Criança pelas atividades desenvolvidas na expedição investigativa dos projetos do PUFV.  Pode-se perceber pelas imagens o envolvimento e alegria dos pequenos estudantes e a acolhida da comunidade.

Durante o desenvolvimento dos projetos na metodologia do programa, os professores recebem assessorias pedagógicas com a assessora do programa Luciene Peres, com a coordenadora local Salete Mazzarão Guietti, diretoras, Cláudia G. Feitoza e Lusinete A. Ribeiro Ventaja e as pedagogas Vânia, Silvia Helena e Cacilda com o apoio da Secretária da Educação Silvia Maria Toloni Maranho.

O Programa A União Faz A Vida (PUFV) em parceria com o SICREDI está nas nossas escolas desde 2013, e, por meio da educação cooperativa, desenvolve os princípios de cooperação e cidadania.

A cidadania só existe, de fato, quando os seguintes valores éticos estão presentes: igualdade e equidade; respeito à diversidade; liberdade e participação na vida pública.

O Programa A União Faz a vida estimula a perspectiva metodológica do trabalho com projetos, por meio da qual, educadores, crianças, adolescentes e comunidade vivem uma experiência colaborativa de aprendizagem em que definem o que pretendem fazer, escolhem rotas de pesquisa-ação, discutem responsabilidades, estabelecem cronogramas de ação e desenham claramente aonde querem chegar.

Essa metodologia prioriza o diálogo, a troca de saberes, a expressão de dúvidas, a resolução de conflitos, a percepção das diferenças.

Confira as fotos registradas: