Dia Nacional do Livro

Publicado em: 29/10/2021 10:20 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

O Dia Nacional do Livro é comemorado dia 29 de outubro. A data foi escolhida devido à fundação da Biblioteca Nacional, que aconteceu no dia 29 de outubro de 1810. Os primeiros livros do acervo bibliográfico foram disponibilizados pela Família Real Portuguesa.

Essa data marcante foi convertida, posteriormente, no Dia Nacional do Livro. E é importante deixar claro que esse marco não está sozinho: há, ainda, o Dia do Livro Didático (27/2), o Dia Nacional do Livro Infantil (18/4), o Dia Mundial do Livro (23/4), o Dia Nacional da Leitura (12/10).

A HISTÓRIA DO LIVRO
Os livros da Antiguidade eram rolos ou cilindros feitos de papiro, uma planta da família das ciperáceas. O papiro em que se escrevia era somente uma parte da planta de mesmo nome. Com o passar do tempo, o papiro foi substituído pelo pergaminho, que é a pele de um animal, geralmente de carneiros, preparada para servir de suporte para a escrita. Sendo mais resistente que o papiro, o pergaminho podia ser costurado o que possibilitou deixar de lado os cilindros e fez surgir o códex ou códice, um objeto de formato semelhante ao do livro atual. O papel – originário da China – chegou ao ocidente na Idade Média e, desde então, substituiu o pergaminho na confecção de livros. O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, em 1792, escrito por Tomás Antônio Gonzaga.

A Secretaria de Educação e Cultura, por meio da Diretora de Cultura, Leidiane Giroto junto com a administração, dispõe de alguns exemplares de livros em PDF para leitura.

O horário de funcionamento da Biblioteca da Casa da Cultura é de segunda a sexta-feira, das 08H00 às 12H00 e das 13H00 às 17H00. Agende seu horário através do telefone (44) 3628-1022 ou faça uma visita respeitando os protocolos de segurança como uso da máscara, distanciamento social e uso de álcool.

“ O livro é um mestre que fala, mas que não responde.”
Platão