Secretaria Municipal de Saúde realizou a abertura oficial do Outubro Rosa 2021

Publicado em: 07/10/2021 16:00 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

O evento contou com a presença do Prefeito, Robison Pedroso da Silva, a Secretária Municipal de Saúde, Renata Rinaldi da Silva, Diretora do Posto de Saúde Irineu Ribeiro, Maria Oliveira, Diretora do Hospital Municipal Prefeito José Praxedes da Silva, Elaine Rocha, representantes do Conselho de Saúde, Aloiz Pereira e Aparecida Sebastião Figueiredo e ministrando a palestra sobre o tema “Prevenção do Câncer de Mama”, a Diretora Clínica do hospital municipal, Dra. Rubiana Neves Ramos.

A ação teve como objetivo alertar as mulheres Jussarenses e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  Houve um momento especial e muito emocionante quando as mulheres que tiveram a doença, Laura de Fátima Morotti Vieira e Maria Aparecida Olivio Girotto, deram seu depoimento, cada uma com sua história de sofrimento, mas também, mostrando sua alegria por vencerem a doença.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, a maior parte dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres. Entretanto, o autoexame não substitui a mamografia, pois o exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas ou nódulos palpáveis. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

Confira as fotos registradas: