SICTE realiza curso em Jussara parceria com o SENAR Paraná

Publicado em: 09/11/2021 10:14 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

Segunda-feira (8), a Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, deu início ao curso de Pá Carregadeira, “Sobre rodas”.

O evento tem carga horária de 24h, entre 8 e 12 de novembro, a atividade presencial, respeita todas as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. Ministrado pelo Instrutor do SENAR-PR, Eraldo Moreira da Silva, estão participando do curso 9 pessoas, que receberam o certificado de conclusão do SENAR-PR. A formação tem como objetivo empregar técnicas seguras na operação, na regulagem e na manutenção de pá carregadeiras, em estradas e na propriedade rural.

Na oportunidade esteve acompanhando o curso o Prefeito Robison Pedroso da Silva, o Vice-prefeito Simão Ferreira, o Secretário de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego, Robson Rinaldi, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Adilson Mantovani e o Mobilizador de cursos do SENAR PR, Rodrigo Sarmento.
Conteúdo programático

- Noções sobre a legislação de saúde e segurança no trabalho e sobre a legislação de trânsito;
- Noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina;
- Identificação das fontes geradoras dos riscos à integridade física e à saúde do trabalhador;
- Noções sobre prestação de primeiros socorros;
- Medidas de controle dos riscos: Equipamento Proteção Coletiva (EPC) e Equipamento de Proteção Individual (EPI);
- Simbologia universal de máquinas (painéis e adesivos/decalques);
- Componentes da máquina e funcionamento dos motores Diesel;
- Inspeção, regulagem, manutenção e operação com segurança;
- Sinalização de segurança;
- Procedimentos em situação de emergência;
- Prática operacional.

Confira as fotos registradas: