Documentário sobre História de Jussara

Publicado em: 22/05/2024 16:31 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Jussara | Autor: Assessoria comunicação

ROTEIRO E GRAFISMO A CAMINHO EM DOCUMENTÁRIO SOBRE HISTÓRIA DE JUSSARA FINANCIADA PELA LEI PAULO GUSTAVO.

A equipe responsável pela execução do documentário ‘A terra que encantou os ingleses’, em Jussara, no interior do Paraná, e que conta a história da cidade, está agora desenvolvendo o roteiro do audiovisual. A decupagem, ou seja, transcrição das 15 entrevistas com pioneiros entrevistados para a obra, totalizou nada menos que 74 páginas, em cada linha a história retratada em detalhes e com a individualidade e olhar de cada uma das pessoas que ajudaram na construção do município. Agora, o roteiro, um enorme quebra-cabeça com trechos das entrevistas, marcações de trilhas sonoras, imagens e texto, está em fase de conclusão e deve ser enviado brevemente à edição para que o trabalho comece.

O grafismo, isso significa a marca do documentário, cartaz, insertes e caracteres, estão sendo produzidos paralelamente ao trabalho de roteirização. As gravações das entrevistas, vídeos, documentários que retratam uma parte da história de Jussara começaram em fevereiro e foram concluídas em abril. Por conta do volume de informações, a direção do documentário decidiu deixar uma locação ainda a ser realizada após a conclusão do roteiro, para ter certeza de que todas as imagens necessárias para a ilustração da peça sejam gravadas e possam compor a obra. Ao longo da gravação, a equipe percorreu vários cantos da cidade, entrevistando pessoas e registrando locais históricos do município. Só para se ter uma ideia do tamanho das entrevistas e imagens já registradas, os arquivos brutos totalizam 540 minutos, o equivalente a nove horas de gravação.

PRÓXIMOS PASSOS
Após a roteirização, isso tudo vai para a ilha de edição para ser assim como um diamante ‘lapidado’ – entrevistas, imagens e trilha sonora serão polidos para garantir um filme documental como imersão.

O DOCUMENTÁRIO
Aborda a história de Jussara, no interior do Paraná. Mostrará como a imigração de ingleses influenciou o desenvolvimento da cidade. A obra vai apresentar fatos que marcaram o município desde sua criação. A produção acontece no perímetro urbano e rural, em espaços públicos, pontos turísticos e culturais. Retrata o dia a dia da cidade, bem como o cotidiano em várias áreas. Expressa a importância da cidade para o estado e de seus imigrantes na formação de seu povo. E resgata em depoimentos marcantes a história vivida por quem ainda guarda na memória como tudo começou.

Prefeitura de Jussara | SMECT