Palestra para o grupo Serviço de Convivência do Idoso

Publicado em: 22/05/2024 16:13 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Jussara | Autor: Assessoria comunicação

Nesta quarta-feira, 22 de maio, foi realizada no Centro de Referência de Assistência - CRAS, uma palestra ministrada pelo Gerente da Agência do Sicredi, Patrick Robson Ribeiro, com o tema: "Golpe" para o grupo Serviço de Convivência de Idosos.

Fraudes estão espalhadas por aí, atingindo cada vez mais pessoas e de forma sempre muito sofisticada. Baseadas na engenharia social (mecanismo de tornar o contato familiar e através de informações de pessoas próximas e hábitos frequentes) e quase sem erros por parte dos golpistas. O principal são os golpes contra pessoas idosas. Ainda mais que elas agora têm acesso a tecnologias que facilitam a aplicação desses golpes, já que a maior parte ocorre dentro da tela do celular, por meio de uma ligação ou de um aplicativo.

Uma pesquisa realizada pelo “DATAFOLHA” fez um levantamento que aponta que 72% da população já ouviram falar de pessoas que foram vítimas de golpes em aplicativos de instituições financeiras. Destes, 56% alegaram a falta de conhecimento e atenção ou ingenuidade das vítimas. Eles citaram fatores como a dificuldade em identificar um golpe, pouca informação sobre como eles acontecem, confiança em contatos falsos ou clique em links suspeitos.

Prefeitura de Jussara | SMASF