10.ª Conferência Municipal de Assistência Social em Jussara

Publicado em: 23/08/2021 11:10 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

A Secretaria Municipal de Assistência realizou na manhã desta segunda-feira (23), a 10.ª Conferência Municipal de Assistência Social de Jussara no Centro do Idoso e reforçou a importância das políticas socioassistenciais.

O tema central da 10.ª Conferência Municipal é “A Assistência Social, direito do povo e dever do estado, com financiamento para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, ministrada pela Assistente Social, Ilza Reghini de Moraes. A Conferência é instância deliberativa, com atribuição para avaliar as políticas de Assistência Social e definir as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Eixo 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

Eixo 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades de entes federativos para a garantia de direitos socioassistenciais.

Eixo 3 - Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

Eixo 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

Eixo 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

O prefeito Robison Pedroso da Silva ressaltou que os usuários são o início, meio e fim da política de assistência social. “Meu carinho especial aos usuários e usuárias da Assistência Social, o início, meio e fim da Política de Assistência Social. Meu compromisso maior é lutar diariamente, doando o melhor de mim, para proporcionar uma vida melhor para todos e todas. O tema central desta conferência vem ao encontro do que vivenciamos atualmente e acredito que neste momento, o enfrentamento as desigualdades sociais aliados a superação desse vírus letal por meio da vacinação e das medidas de prevenção sejam um grande objetivo. Sei que não se faz política pública sem recursos financeiros e humanos, portanto, vamos trabalhar muito para viabilizar mais recursos financeiros e humanos para a Assistência Social de Jussara.”

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Jussara-CMAS/JUS, Andressa de Fátima Silva, agradeceu a participação de todos e todas na realização da 10.ª Conferência. “É uma grande responsabilidade e uma honra estar representando a sociedade civil, mais especificamente as trabalhadoras e trabalhadores do SUAS de Jussara. Especialmente nesse contexto de pandemia, em que o serviço público, Sistema Único de Assistência Social – SUAS, demonstraram, mais do que nunca que salvam vidas”.

Estiveram presentes também o vice-prefeito, Simão Ferreira, Secretária da Assistência Social, Jéssica Rogério Ferreira, a Chefe do Escritório regional, Adriana Macedo Aguila,  além de outros representantes como, Conselho Municipal de Assistência Social CMAS, Conselheiras Tutelares, Vereadoras, Entidades,  Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS, Usuários da Política de Assistência Social além de representantes de outras Políticas Públicas de Jussara, totalizando 47 participantes.

Confira as fotos registradas: